Sexo na menopausa: tudo o que você precisa saber

Sexo na menopausa: tudo o que você precisa saber

A menopausa é um período que envolve intensas alterações hormonais, que podem influenciar diretamente em alguns fatores do sexo, como: desejo, lubrificação, humor e prazer.

Todos esses fatores citados acima estão interligados, e são essenciais para uma boa relação sexual. Decubra aqui tudo sobre sexo na menopausa.

Como a menopausa influencia no sexo?

Na menopausa, é significativa a queda dos hormônios de estrogênio e progesterona. Isso se deve ao envelhecimento dos ovários, que param gradualmente de produzir os hormônios sexuais, o que reduz o desejo feminino.

Outro fator importante é que muitas mulheres podem sentir dor durante a relação sexual, pois a lubrificação não é mais a mesma neste período.

“Cientificamente chamado de atrofia urogenital, o conjunto: secura vaginal, perda de elasticidade e a perda de espessura, atingem uma boa parcela das mulheres nesta fase da vida.”

Estudos feitos com mulheres no CAIS de Goiás mostram que, das participantes, 50% tiveram perda do desejo sexual na menopausa, e 62,5% alegaram que a recebiam poucas informações sobre este período, demonstrando problemas nos atendimentos públicos que prestam serviço à saúde feminina.

Além disso, na pós-menopausa a mulher não pode mais engravidar naturalmente, só sendo possível ter uma gestação por meio de recepção de óvulo doado.

Você não precisa conviver com a dor

A especialista Débora Pádua afirma que é comum sentir dor na menopausa, mas não é normal. Ficou confusa? Fique calma! Nós explicamos. A dor na relação sexual é muito comum de se encontrar neste período, porém, você não precisa senti-la sempre, não se conforme com a dispareunia!

Como reduzir esta dor durante a relação?

  • fisioterapia urogenital: trata as anomalias uroginecológicas, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar físico das pessoas que sofrem com estes problemas, por meio de exercícios que estimulam a região.

  • tratamento natural: alguns tratamentos podem estimular a produção natural de hormônios no corpo. Um composto que é muito indicado por mulheres na menopausa é o Active Woman Plus, que contém em sua fórmula óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6, que pode reduzir não somente a secura vaginal que causa dor na relação, como outros sintomas decorrentes desta fase.

Vantagens do sexo após os 40 anos

  • fortalece os músculos;

  • gasta calorias;

  • reduz a irritação;

  • aumenta o bom-humor;

  • melhora a memória;

  • aumenta o número de anticorpos;

  • melhora a autoestima.

Não fique sem ter relações sexuais devido à dor, cuide-se! Sua qualidade de vida está sempre em primeiro lugar. 

+Sobre a escritora:

Olá mulheres! Sou Elisabete Moreira. Quando meu climatério começou, tive que aprender a lidar com as mudanças do meu corpo e não conseguia entender o motivo de não ter mais atração pelo meu marido Carlos. Depois percebi que esta era uma consequência da menopausa, então, fui buscar meios de reverter esta situação e hoje vivemos muito bem.

Comments

comments

2 comentários em “Sexo na menopausa: tudo o que você precisa saber

  • 21 de maio de 2017 em 15:13
    Permalink

    Adorei as dicas sobre menopausa, realmente é uma outra faze nas nsas vidas e podemos viver muito melhor com a menopausa. Obrigada por compartilhar dicas tão úteis.

    Resposta
    • 16 de novembro de 2017 em 16:44
      Permalink

      Ah que linda Amanda! Faço com muito carinho e busco em diversos lugares informações para nós mulheres 🙂 Beijo

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *