Restaurando móveis antigos: o que saber para transformar o velho em novo?
Alguns chamam de velharia e querem mesmo é se livrar, mas pense, vale a pena mesmo comprar um montão de coisas novas, se você pode inovar restaurando móveis antigos?
Restaurando móveis antigos
Passo número 1: escolha o móvel correto!
Por mais que sejamos apegados em uma determinada mobilha, não é qualquer móvel que pode ser utilizado para a reforma. Por exemplo, para antiguidades valiosas, recomenda-se uma restauração por um profissional, já que qualquer erro pode retirar o valor da peça. No momento em que for escolher a peça para ser reformada, priorize estes atributos:
- móveis feitos com madeira resistente (já que peças com madeira fina ou apodrecida podem se danificar com facilidade, e no caso de cadeiras por exemplo, podem quebrar os pés e causar acidentes, ou nem mesmo aguentar o processo da reforma);
- móveis sem muitas camadas de tinta (pode ser muito complicado tirar cada camada de tinta, as vezes não vale o trabalho);
- móveis com faces lisas e retilíneas (se for sua primeira vez, evite móveis com entalhes difíceis ou pernas curvilíneas).
Passo número 2: faça um plano para reformar!
Dê uma boa observada no móvel o qual você escolheu e faça um planejamento para fazer dele uma peça perfeita para sua sacada, cozinha ou sala de jantar. Pense nos itens a seguir:
- o que será necessário para reformar a mobília? Se for pintada, você precisa retirar a tinta, se ele tem um acabamento lustrado ou similar, será necessário um tíner específico para verniz.
- Pense em como você quer que seu móvel aparente! Qual cor ou qual aspecto da madeira, etc;
- Procure ir a lojas, busque referências na internet, converse com especialistas, peça opinião de amigos, vale tudo para uma boa restauração!
Passo número 3: compre tudo o que você precisa para reformar!
Agora que você já tem um planejamento em mente, é necessário os seguintes materiais para fazer a reforma:
- equipamentos para proteção. Se estiver em um local fechado, procure usar um exaustor para ventilar a área, além de óculos (se for usar serra elétrica, já que podem voar fluidos para o seu olho), luvas e um avental;
- para proteção do piso, use também um plástico ou jornais;
- removedor grosso de tinta ou tíner (para o caso de ter que tirar dos móveis);
- pincéis de tamanhos variados, dependendo dos detalhes que você quer fazer;
- lixa de granulação 100 ou uma lixadeira, além de lixa fina;
- tingidor de madeira, na cor de sua preferência;
- seladora de poliuretano (para selar o tingidor).
Passo número 4: retire as peças do móvel!
Remova as maçanetas, dobradiças, alças e qualquer peça de metal, fazendo a preparação do móvel para reformar, já que pode manchá-los de tinta e até mesmo destruí-los com o uso de química.
- coloque as peças em sacos específicos, com identificação de etiquetas, para que você lembre em que parte do móvel aquela pela tem que estar;
- busque polir as peças, para que elas fiquem de acordo com seu móvel “novinho” e reformado. Também existe a opção de comprar peças novas para dar um novo ar ao móvel.Você pode também comprar peças novas para dar um novo visual.

Se você deseja um tutorial de como reformar algum móvel em específico, pode procurar em canais no Youtube! Lá cada detalhe é explicado e você tem uma orientação correta de como restaurar e deixar lindo!
Descubra também: como fazer uma horta em casa?