O que faz um cuidador de idosos? Descubra aqui!

Muitas pessoas necessitam de um cuidador de idosos, pois não possuem tempo de estar sempre com seus entes queridos. Descubra como os cuidadores trabalham!

O que faz um cuidador de idosos?

De forma geral, a principal função do cuidador de idosos é ajudar a vida das pessoas na terceira idade. Existem diversos motivos que levam uma família ou alguém a contratar esse tipo de profissional, sendo necessário que haja uma companhia constante, pela segurança e auxílio nas tarefas domésticas, tornando o cuidador a melhor opção.

Indicações

No geral, os idosos e seus familiares estão em busca de pessoas que sigam os seguintes critérios:

  • faça boa companhia;
  • dê os medicamentos indicados pelo médico no horário e na quantidade correta;
  • ajude o idoso com tarefas de casas;
  • ajude na higiene pessoal do idoso;
  • faça refeições e sirva;
  • tenha contato com a família e notifique caso aconteça alguma coisa;
  • procure meios de distrair o idoso e melhorar sua qualidade de vida;
  • tenha experiência em cuidados;
  • trate o idoso com respeito.

O que é necessário para ser cuidador?

Para obter o registro de cuidador de idoso é preciso ter mais de 18 anos, ter completado o ensino fundamental e ainda ter um curso na área, que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), tendo locais que oferecem esta graduação de forma gratuita, sendo tudo isto previsto em lei, pois só assim o direito do idoso pode ser garantido.

Além do curso, a pessoa que cuida de idosos também precisa ter algumas características específicas, como:

  1. paciência, já que se trata de uma pessoa que, assim como um bebê, precisa de ajuda para fazer a maioria das coisas;
  2.  responsabilidade, já que qualquer descuido pode até mesmo ser fatal para a pessoa cuidada, pois ela necessita de remédios, ser alimentada, ser banhada, etc;
  3. organização, é muito importante para o cuidador manter a ordem, já que isso facilita muito seu trabalho;
  4. simpatia, empatia, sensibilidade e delicadeza também são coisas essenciais, porque o idoso precisa de alguém que realmente queira cuidar dele, sendo necessária uma boa relação, já que a convivência é diária.

Onde trabalhar?

O cuidados pode se contratado para trabalhar em um asilo, em casas de famílias e em hospitais. Quando contratado para cuidar do idoso em sua casa, o salário acaba sendo mais elevado, já que passa o dia com o idoso e pode até mesmo dormir no local, para que a pessoa se sinta mais segura.

Em casas de repouso ou clínicas, o cuidador pode cuidar de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, não tendo uma atenção específica, sendo mais um auxiliador.

Faixa salarial dos cuidadores de idosos

O valor pago aos cuidadores de idosos pode variar, de acordo com suas funções e frequência de trabalho, ficando numa faixa entre 1.000 e 3.000 reais. Se o cuidador passa a noite na residência do idoso ou acompanha o mesmo ao médico, o salário costuma ser ainda mais alto.

Agora que você sabe o que faz um cuidador de idoso, pode se tranquilizar e ter a liberdade de escolher alguém para cuidar do seu ente querido, ou até de si mesmo, se precisar de ajuda.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *