Chás para dormir: quais os melhores para uma noite tranquila?

Nada como um sono de qualidade para melhorar o humor e ajudar no relaxamento. Saiba como os chás para dormir  podem fazer diferença no seu dia a dia, ou melhor, nas suas noites!

Chás para dormir

Chá de camomila (considerado um dos melhores chás para dormir)

Além de ajudar a dormir melhor, o chá de camomila também tem propriedades que são capazes de ajudar o corpo, porque:

  • reduz a hiperatividade;
  • ajuda à acalmar e relaxar;
  • ameniza o stress;
  • ajuda no tratamento da ansiedade;
  • auxilia no tratamento de problemas no estomacais, controla má digestão, azia e úlceras;
  • alivia enjoos;
  • diminui cólica menstrual;
  • auxilia no tratamento de inflamações e ferimentos;
  • alivia remove as impurezas de pele.

Modo de preparo: Utilize duas ou três colheres de chá de flores secas de camomila por xícara, colocando água quente e em seguida, espere três minutos. Coe, acrescentando mel ou sumo de limão, pois auxiliam no aroma e no sabor.

Observação: Poucos sabem, mas o chá de camomila é contraindicado para grávidas, pois pode causar danos ao feto, podendo levar até mesmo ao aborto. Também não é indicado para pessoas com trombose, pois seu uso pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos em específico.

Você também pode comprar o sachê pronto com o chá de camomila e colocar água fervente em uma xícara, depois só adicionar açúcar (se for de sua preferência).

Chá de maracujá

Não é só o suco do maracujá que deixa a gente calminho e dá aquele sono, o chá também proporciona esses benefícios, além de ser:

  • antioxidante;
  • controla a pressão arterial;
  • faz bem para a visão;
  • melhora o sistema imunológico;
  • reduz a ansiedade;
  • relaxa.

Modo de preparo: Coloque três copos de água num bule e deixe atingir o ponto de fervura. Acrescente a polpa do maracujá (sementes e caldo), deixe aquecer mais um pouco e coe. O açúcar também é opcional, e você pode colocar também gengibre ou canela para dar um diferencial de sabor.

Chá de valeriana

O chá de valeriana é quase um sonífero, já que é capaz de diminuir o tempo em que a pessoa leva para dormir e ainda aumenta a duração do sono. Além disso, esse chá ainda age como:

  • sedativo;
  • calmante;
  • relaxante;
  • alivia dermatoses pruriginosas (causadoras de coceira);
  • reduz problemas cardíacos;
  • diminui cãibras;
  • antiespasmódico;
  • anticonvulsionante.

Modo de preparo: ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrescente uma colher de chá das raízes e do caule de valeriana (deixando tampado por cinco minutos), coe e sirva!

Chá de lavanda

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O poder do chá de lavanda vai além das boas noites de sono e de seu aroma agradável, já que ele também auxilia:

  • o sistema digestivo;
  • os cabelos;
  • as dores de cabeça;
  • o stress;
  • a pele;
  • a redução da febre;
  • o trato respiratório.

Modo de preparo: Você pode preparar o chá com as flores, com o óleo ou através do sachê.  É muito prático de se fazer! Aqueça 1 litro de água e coloque as flores. Após atingir o ponto de fervura, coe e sirva, com ou sem açúcar. Já no caso do óleo, basta dissolvê-lo até mesmo na sua própria xícara.

Chá de limão, gengibre e cúrcuma

Gengibre:

  • Anti-inflamatório semelhante à cúrcuma.
  • Ajuda na digestão e azia.

Modo de preparo: para preparar um bule de chá para aproximadamente quatro pessoas, utilize um pedaço de gengibre fresco (por volta de 7 cm) cortado em fatias redondas, duas colheres de chá de cúrcuma (açafrão da terra) moído, suco de dois limões e quatro colheres de sopa de mel (ou a gosto).

Ferva a água, coloque em um bule com todos os ingredientes e mexa bem. Cubra e deixe “descansar” por 5 minutos.

Desfrute dessas delícias e tenha uma boa noite de sono!

Leia também: benefícios do limão ♥

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