Benefícios do esporte após os 40

Problemas cardíacos, osteoporose, artrose, diabetes, artrite, problemas na coluna, incontinência urinária, demência vascular, DMRI…Essas são algumas das doenças que vão aparecendo no corpo da mulher conforme envelhecem. Veja os benefícios do esporte após os 40, dando um “chega pra lá” nesses problemas que atormentam o público feminino na idade da loba!

Além da estética

Temos conhecimento a partir dos 40 anos apresenta-se o índice de  70% de acidentes cardiovasculares no povo brasileiro, o que faz com que muitos enxerguem que a saúde não é mais a mesma. Um dado alarmante é que, mesmo sabendo que o organismo não funciona como antigamente, e a possibilidade do início da ação de doenças, grande parte da população se recusa a iniciar uma atividade física, ou até começam, mas param de praticar rapidamente.

Isso pode ocorrer por um detalhe pouco citado. Muita gente não gosta dos ambientes de academia! Pode parecer chato, maçante ou até incômodo, principal mas não exclusivamente para o público feminino.

Benefícios do esporte após os 40

O esporte não se resume a academia, não se esqueça, essa é uma área infinitamente ampla. O primeiro passo então é escolher a atividade física que você gosta, o que te desperta interesse? Tem dúvidas? Veja então alguns esportes que possuem comprovação científica de eficácia:

Para analisar a eficiência e benefícios do esporte para o corpo em 6 modalidades atléticas (aeróbicos, ciclismo, futebol, esportes de raquete, corrida e natação), foram feitos pela Universidade Vitória, em Melbourn, na Austrália. Disso concluiu-se que a redução do risco de morte foi muito significativa em:

  • aeróbicos – 27%
  • ciclismo – 15%
  • esportes de raquete (como tênis e ping pong) – 47%
  • natação – 28%

Embora tenha-se notado também a redução no risco de morte nas modalidades futebol (18%) e corrida (13%), a amostra não foi suficiente para tirar conclusões de um efeito em toda a população, mas ainda sim, não quer dizer que não tenham efeitos incríveis e positivos na saúde feminina.

Tem idade certa para praticar esporte?

beneficios-do-esporte-apos-os-40
Benefícios do esporte após os 40

Definitivamente NÃO! Isso depende da vontade da pessoa de praticar e como se encontram suas capacidades físicas.

Um grande exemplo disto é um time de futebol de mulheres espanholas, o qual a zagueira possui nada mais nada menos que 87 anos, e a integrante mais nova da equipe tem 64 anos. Estas mulheres incríveis são conhecidas em seu país como “Las Chiquitinas”, e não deixaram a idade interferir em seu desejo forte pela prática do esporte de campo.

Não gosta de futebol? Sem problemas! Existem várias modalidades esporte, desde danças (como o pole dance por exemplo), basquete, handebol, voleibol, caminhada, pilates, ioga, hidroginástica, até lutas.

Depoimento: o esporte mudando vidas

“Sou corredora de rua e triatleta desde agosto de 2013. Em março de 2013, pesando mais de 100kg, com apenas 1,51m de altura, me submeti à cirurgia bariátrica (redução de estômago) para a perda de peso. Quando decidi, durante os exames necessários, descobri que estava diabética e com pressão alta, com apenas 36 anos de idade. Era totalmente sedentária. Após dois meses da realização da cirurgia, quando fui liberada a praticar esportes, comecei a fazer natação e musculação, com uma personal trainer, que me estimulou a começar a correr. No começo eu não conseguia correr nem 1 minuto seguido, mas aos poucos meu condicionamento foi melhorando, eu fui perdendo peso, me animando, e correndo cada vez mais. Participei da minha primeira corrida em agosto de 2013, onde foram apenas 3km. A partir daí, me apaixonei pela corrida. E sou apaixonada por desafios e cada corrida é um novo desafio pra mim. Este ano, comecei a treinar triathlon, comprei uma bike específica e me preparando para futuramente fazer um Ironman, tradicional prova do esporte. Por isso, posso dizer que o esporte mudou totalmente minha vida. Há anos, se alguém me contasse como seria minha vida no futuro, eu jamais acreditaria. Mas a vida é assim, cheia de surpresas, e o que o esporte trouxe foi um presente de Deus. Sou extremamente feliz hoje em dia, graças ao esporte, ao bem estar que ele me proporciona.”

— Karina Freitas | portal: Social Bauru

Gostou de saber mais sobre os benefícios do esporte após os 40? Qual esporte você gostaria de praticar? A atividade física pode acrescentar muito na sua vida. Deixe seu comentário! ♥

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *