Conheça os alimentos que você deve evitar durante a TPM

Para algumas mulheres o período pré-menstrual pode ser um transtorno devido as dores no corpo, sensibilidade psicológica e indisposição que muitas vezes se tornam um grande problema quando aliado ao tipo de alimentação que a mulher tem durante sua vida. O que muitas não sabem é que da mesma forma que alguns alimentos podem auxiliar na diminuição dos sintomas da TPM, alguns também podem intensificar e por isso devem passar longe da alimentação delas durante essa fase. Conheça os alimentos que você deve evitar durante a TPM.

Como a TPM interfere no comportamento feminino?

Estudos feitos pela Dra. Mara Diegoli mostram a interferência da alteração hormonal na libido feminina. Assim comprovou-se que 70% das mulheres estudadas estão menos dispostas para a relação sexual na segunda fase do ciclo menstrual, aproximadamente nos 14 dias que antes da menstruação. Logo que menstruam, a libido já se eleva. E claramente, em 30% dos casos acontece exatamente o inverso.

Por que o humor se altera?

O principal motivo está diretamente relacionado com a produção do hormônio de serotonina. Esta substância fabricada nas células nervosas, que oscila na mulher, de acordo com o período menstrual. A serotonina tem ação sobre o humor dos seres humanos. Quando o nível no corpo fica elevado, nos sentimos bem-humorados, felizes e alegres, e consequentemente, quando é ao contrário a pessoa sente-se mal humorada.

Quando os sintomas da TPM se manifestam?

É variável. Há pessoas em que aparecem 15 dias antes e outras que só se alteram um ou dois dias antes da menstruação. Neste caso, a mulher está tranquila; de repente, é acometida por dor de cabeça e, no dia seguinte, menstrua. Ou, então, no dia que antecedeu a menstruação, estava no trabalho e aparentemente sem motivo começou a brigar com todos os colegas.

— Dra. Mara Diegoli

Alimentos que você deve evitar durante a TPM para amenizar seus sintomas

Ansiedade e irritação

Esses problemas atingem a maioria das mulheres durante a TPM, algumas mais, outras menos. Para não aumentar ainda mais esse problema que ocorre devido as alterações hormonais é indicado cortar a cafeína por alguns dias, principalmente refrigerantes, energéticos e café.

Dor nos seios

Além de sofrer com a retenção de líquido, as mamas podem ficar doloridas e com acúmulo de gorduras saturadas, por isso é recomendado evitar ou não consumir alimentos gordurosos como manteigas, leite integral e carnes vermelhas.

Inchaço

Alimentos com sódio como o próprio sal de cozinha, shoyo, azeitonas ou alimentos em conserva tendem a aumentar o inchaço e a retenção de líquido.

Compulsão alimentar

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A fome excessiva é muito comum nesta fase, pois a sensação de saciedade demora mais para acontecer devido à baixa da serotonina, hormônio responsável pelo prazer. Durante a tensão pré-menstrual é preciso evitar o exagero de açúcar, pois isso só aumentará o vício pelos doces.

E para expulsar os sintomas da TPM?

O melhor jeito de mandar a TPM embora é se mexer! Exercícios aeróbicos e determinados alimentos podem ajudar muito nesta hora, como:

  • peixe;
  • banana;
  • abacaxi;
  • grão de bico;
  • leite;
  • feijão;
  • carne de peru;
  • castanhas e amêndoas;
  • amendoim;
  • berinjela;
  • morango;
  • ervilha.

Costumava comer estes alimentos “proibidos” durante a TPM? Sentia esses efeitos malucos? Deixe seu comentário aqui no ABC da Mulher! ☺

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